sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ESCATOLOGIA - 7ª PARTE - O ARREBATAMENTO DA IGREJA


O Arrebatamento da Igreja – 1 Ts 4.13-18
INTRODUÇÃOQuando a Bíblia fala da vinda do Senhor Jesus, o assunto aparece como um só evento. Mas no seu contexto doutrinário, ela tem duas etapas distintas. A primeira invisível para o mundo, é o arrebatamento da Igreja; a segunda, visível, fala da vinda de Jesus em gloria, especialmente para Israel (Ap 1.8; Zc 14.4)

I. ESCOLA DE INTERPRETAÇÃO

ESCATOLOGIA - 6ª PARTE - ISRAEL O RELOGIO ESCATOLOGICO DE DEUS


Israel o Relógio Escatológico de Deus – Ezequiel 37.1-12

INTRODUÇÃOIsrael é um dos sinais mais evidentes na atualidade em relação à volta de Cristo. Sua restauração nacional, profetizada em Ezequiel 37.1-10 é, que, através de uma visão fala metaforicamente de “um vale de ossos”, teve inicio no século passado.

I. EIXO CENTRAL DO PROGRAMA ESCATOLOGICO DIVINO
A historia do plano divino em relação à humanidade tem seu eixo central na existência do povo de Israel. É o relógio pelo qual podemos acompanhar todos os eventos históricos e escatológicos do mundo. Jesus apontou-nos em sinal de sua vinda no sermão profético registrado em Lc 21.27-30: “E, então verão o filho do homem numa nuvem, com poder e grande gloria. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção esta próxima. E disse lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as arvores.

ESCATOLOGIA - 5ª PARTE - SINAIS DA VINDA DE CRISTO


Sinais da Vinda de Cristo – Mateus 24.3-14
INTRODUÇÃODiante da declaração de Jesus sobre queda de Jerusalém e a destruição do seu majestoso templo (Mt 24.1,2), os discípulos fizeram lhe a pergunta chave que originou o grande discurso profético “Dize nos quando serão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” O texto de Mateus 24, principalmente os primeiros 14 versículos é uma profecia com abrangência histórica e escatológica. Em primeiro lugar diz respeito a Israel e depois, refere se a Igreja.

ESCATOLOGIA - 4ª PARTE - A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS


A Ressurreição dos Mortos – 1 Co 15.3,4312-20
INTRODUÇÃO
A doutrina da ressurreição tem sua base essencialmente sobre o fato da ressurreição de Cristo. Jesus enfatizou e deu sentido especial a esse ensinamento (Jo 5.28,29), deixando claro que não haverá uma única e simultânea ressurreição para os mortos, e sim, que acontecera em duas fases distintas: a ressurreição dos justos e a dos ímpios.

I. O QUE É RESSURREIÇÃO