segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 9ª PARTE


XII
O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, DE ONDE VEM E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?


Vamos falar agora a respeito do batismo com Espírito Santo, mostraremos a sua natureza e importância.
No momento de nossa conversão recebemos o Espírito de Cristo, que traz a vida de Cristo e revela-nos a plenitude do nosso Salvador,quando somos batizados recebemos a pessoa do Espírito Santo, que como Cristo é Deus, mas tem sua própria particularidade, vejamos:
O batismo com Espírito Santo é o cumprimento da promessa do Pai (Lc 24.49) os discípulos receberam orientações de Jesus afim de que permanecessem em Jerusalém ate receberem poder do alto. Cristo afirmou: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At 1.8).

No livro de Atos 15.28 diz: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...” creio que o Espírito Santo é o Senhor da igreja, pois quando Paulo, Barnabé e alguns discípulos oravam na igreja de Antioquia, o Espírito Santo ordenou que separassem a Paulo e Barnabé para a obra missionária (At 13.2), porem quando Paulo e alguns discípulos tentaram ir para a Ásia foram impedidos pelo Espírito Santo (At 16.6). Como a igreja primitiva deveríamos ouvir e obedecer a voz do Espírito Santo se queremos realmente levar uma vida vitoriosa.

 As ferramentas divinas
Cristo após ser batizado com o Espírito Santo começou seu maravilhoso ministério (At 10.38), outro exemplo marcante é do apostolo Pedro, que após receber o batismo levantou-se corajosamente e pregou um poderoso sermão, suas ferramentas constavam de profecia, línguas, cura divina, fé, milagres, ousadia e sabedoria divina, Paulo escrevendo a igreja de Éfeso diz: “Revesti-vos de toda armadura de Deus...” (Ef 6.11).

 Sua importância
Existem alguns fatos que tornam importante o recebimento do batismo com Espírito Santo, tais como:
• Deus já nos deu este batismo
• O próprio Jesus recebeu
• Cristo mandou que seus discípulos também recebessem
• Todos os discípulos receberam
• Os resultados foram maravilhosos
• 3000 pessoas se converteram no dia de pentecoste
• Foram capacitados a encherem Jerusalém da doutrina do Senhor
• Foram capacitados a realizarem milagres sobrenaturais em nome de Jesus
• Foram capacitados a pregarem o evangelho a toda a criatura da sua geração (Cl 1.23)
• Os discípulos convertidos receberam também o batismo (At 8.14-15)
• Cristo manda que todos os crentes sejam cheios do Espírito Santo (Mt 28.20 ; Ef 5.18)


XIII
QUAIS AS EVIDÊNCIAS FISICAS DO BATISMO COM ESPÍRITO SANTO


A vida no Espírito Santo é tão importante que Deus nos manda “mas enchei-vos do Espírito Santo” (Ef 5.18), agora como saber se já fui batizado? Não há porque duvidar ou ficar decepcionado, Deus nos deu uma prova auditiva do recebimento do batismo, vejamos:
 Antes do pentecoste
PROFECIA – Os setentas anciões (Nm 11.25), o rei Saul (1 Sm 10.10), “falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21), Joel profetizou que todos profetizariam (Jl 2.28), os pais de João Batista, Isabel e Zacarias profetizaram (Lc 1.41,42-67), então entendemos que a profecia constituía a evidencia inicial da ação do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste.

 No pentecoste
No dia de Pentecoste, estavam presentes pessoas de varias nacionalidades, entre os 120 discípulos que foram batizados, ouvi-se falar as quinzes línguas, pôs cada um dizia: “como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna” (At 2.8). Daí então o falar em línguas tronou-se a evidencia do batismo com Espírito Santo, Pedro chamou este dom de profecia: “O que ocorre é o que foi dito pelo profeta Joel... derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, vossos filhos e filhas profetizarão” (At 2.16,17). Paulo diz que línguas e interpretações constituem uma profecia (1 Co 14.5).

 Na casa de Cornélio
“Ainda Pedro fala estas coisas, quando , caiu o Espírito Santo sobre todos que ouviam a palavra... Pois os ouvia falar em línguas engrandecendo a Deus” (At 10.44-46).

 Paulo, Efésios e Coríntios
Há os que afirmam que falar em línguas ficou apenas no primeiro derramamento do Espírito Santo, mas a Bíblia não dá nenhum respaldo para tal afirmação. Paulo não estava em meio as 120 discípulos que receberam o batismo no dia de Pentecoste, mas ele próprio afirma: “Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós” (1 Co 14.18), os gentios em Éfeso tanto falavam em línguas como profetizavam (At 19.6), os gentios de Coríntios tiveram as mesmas experiências, leia os capítulos 12, 13 e 14 de 1 Corintios.

No proximo capitulo falaremos sobre a importância do batismo para o crente.
Fiquem na Paz de Cristo

Click no Link - 10ª Parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.