terça-feira, 28 de abril de 2009

A CRUZ - O TEMPO DA CRUZ - PARTE 3


O TEMPO DA CRUZ
Esse é o ponto mais crucial. Embora a Bíblia diga que o Senhor Jesus ofereceu um único sacrifício pelos pecados, ela ressalta que "tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se" (Hb 10:12). A palavra "único" significa que o sacrifício do Senhor pelos pecados foi perfeito; Ele somente teve de redimir o homem dos pecados uma vez. Entretanto, esse sacrifício pelos pecados é para sempre. É um eterno sacrifício pelos pecados! Isso quer dizer que não somente o efeito desse sacrifício pelos pecados é eterno,
 mas o próprio sacrifício é eterno. Muito embora Cristo tenha ressuscitado e viva eternamente, .parece que a Sua cruz continua a existir! Que possamos perceber a eternidade da cruz! Não se trata de um acontecimento ocorrido há dois mil e nove anos. Hoje ele permanece cheio de frescor.
Apocalipse 13:8 diz: "Do Cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo". O nosso Senhor é o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, até agora e eternamente. Para Ele, a cruz não é meramente um evento de determinado tempo, em determinada data, de determinado mês, de determinado ano. Pelo contrário, é algo que tem existido desde a fundação do mundo até agora. Ao criar o homem, Ele já sabia de antemão o preço da redenção vindoura. Ele criou o homem com Seu poder. Da mesma maneira redimiu o homem com Seu sangue. É como se fosse crucificado desde o início quando criou o homem. Por milhares de anos Ele suportou o prolongado sofrimento da cruz. A morte única no Gólgota simplesmente expressou a aflição que o Espírito de Deus havia suportado por longo tempo. Que graça! Que maravilha! Não temos palavras para expressar o significado desse versículo. Antes de o Senhor Jesus deixar o céu e enquanto ainda estava na glória, Ele já conhecia o sofrimento da cruz. Ele o conhecia durante os milhares de anos antes de vir. Ele conhecia isso na época da criação. Desde a eternidade passada, a cruz tem estado no coração de Deus. Ao considerar como, na eternidade passada, Deus sabia que iria criar o homem e este iria cair, nós percebemos como o Seu coração, humanamente falando, deve ter-se afligido com isso. Por amar tanto os homens, Ele determinou antes da fundação do mundo que Cristo morreria em nosso favor (1 Pe 1:20). Embora Cristo tenha aparecido uma única vez, nos últimos tempos, pelos nossos pecados, por causa do Seu amor pelo mundo Ele vem sofrendo aflição e dor desde a fundação do mundo, como se já houvesse sido crucificado milhares de vezes! Que lástima que muitos, ainda agora, O aflijam, como que crucificando-O novamente. Quando ficamos cientes de Seu tão grande amor, nada podemos fazer senão ficar maravilhados e admirados diante Dele! Esse é o coração de Deus! Se percebermos isso, não amaremos a Deus muito mais? Portanto, humanamente falando, os do Antigo Testamento criam em uma cruz vindoura, enquanto os do Novo Testamento crêem em uma cruz do passado. Na verdade, não existe distinção de tempo e período. A cruz do Antigo Testamento é algo presente e a cruz do Novo Testamento também é algo presente. Possa o Senhor abrir-nos os olhos a fim de vermos que a cruz independe do tempo.

O ETERNO FRESCOR DA CRUZ
Os do Antigo Testamento morreram. Portanto, prestaremos atenção somente aos do tempo presente. Muitos afastam a cruz de volta dois mil e nove anos e consideram-na velha, ultrapassada e obsoleta. Embora seja verdade que a história da humanidade considere o Gólgota de Cristo como um acontecimento histórico, na experiência espiritual dos crentes a cruz de Cristo ainda é um evento fresco. Não é algo velho, ultrapassado ou obsoleto. Podemos considerar alguns versículos:
Hebreus 10:19-20 diz: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne". Para compreender esses dois versículos, precisamos entender as coisas mencionadas no Antigo Testamento. Nos tempos antigos, o tabernáculo era dividido em duas seções. A primeira era chamada de Lugar Santo e a segunda, de Santo dos Santos. As duas seções eram separadas por um véu. Os que entravam no Santo dos Santos tinham de passar pelo véu. A glória de Deus era manifestada dentro do Santo dos Santos. Nenhuma pessoa comum podia entrar ali. Somente o sumo sacerdote podia entrar nele uma vez ao ano. Antes de fazê-lo, ele devia primeiramente oferecer sacrifícios e fazer propiciação por si mesmo e pelo povo, e a seguir entrar com o sangue de touros e bodes. Ora, quanto a nós, entramos no Santo dos Santos por meio do sangue do Senhor Jesus. Isso representa a cruz. Antigamente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos somente uma vez ao ano. Agora, pela cruz do Senhor Jesus, podemos entrar nele a qualquer momento. Qual é o significado de entrar no Santo dos Santos? Significa que podemos achegar-nos a Deus a fim de confessar os pecados, ter comunhão com Ele e estar na Sua presença.
Os que entravam no Santo dos Santos tinham de passar pelo véu, que representa o corpo do Senhor Jesus. Quando Ele foi crucificado, o véu do templo foi rasgado ao meio de alto a baixo. Se não tivesse sido rasgado, os homens não poderiam ter passado por ele. Se o Senhor Jesus não tivesse morrido e não tivesse tido Seu corpo partido, os homens não poderiam passar por ele e não poderiam entrar no Santo dos Santos. No tempo presente, achegamo-nos a Deus por intermédio da morte do Senhor Jesus. Isso também representa a cruz.
Nossa Bíblia nos diz que esse caminho pelo véu tornou-se acessível a nós por causa do Senhor Jesus. De fato, Ele voluntariamente entregou a vida para redimir-nos.
Necessitamos atentar ao fato de que esse caminho é "novo e vivo". A palavra "novo" na língua original refere-se a algo recém-oferecido ou recém-sacrificado. Aqui vemos o eterno frescor da cruz! O sumo sacerdote não podia confiar nas ofertas e sacrifícios dos anos anteriores. Ele devia ter ofertas frescas e sacrifícios frescos. Ele somente tinha ousadia e era capaz de entrar no Santo dos Santos por meio do sangue desses animais. E quanto a nós, agora? Nós nos achegamos a Deus pelo sangue do Senhor e pelo Seu corpo. Toda vez que vimos à presença de Deus, não precisamos oferecer sacrifícios novamente. O nosso Sacrifício é eternamente fresco! A cruz do Senhor Jesus não envelhece com os anos. O seu frescor é o mesmo hoje e eternamente assim como o foi no momento da crucificação. Toda vez que nos achegamos a Deus, podemos perceber o frescor da cruz do Senhor. Nos tempos antigos, a menos que o sumo sacerdote tivesse sangue fresco de sacrifícios recém-ofertados, ele morreria diante do Senhor. O sacrifício dos anos anteriores não poderia redimi-lo dos pecados no presente ano. Se Deus não considerasse o sacrifício redentor do Senhor como eternamente fresco, teríamos perecido há muito tempo. Graças ao Senhor que a cruz é eternamente fresca perante Ele. O Senhor considera a crucificação como algo recém-cumprido.
Esse caminho também é "vivo". Essa palavra pode também ser traduzida para "eternamente vivo". Esse é um caminho "recém-oferecido". É também um caminho "eternamente vivo". Cristo morreu e ressuscitou; Ele cumpriu a salvação por nós e nos conduziu a Deus. Devemos saber que Ele ressuscitou e a Sua ressurreição permanece até hoje. Também devemos saber que Ele morreu e a Sua morte substitutiva continua até hoje. Os maiores acontecimentos na vida terrena de Cristo foram a Sua morte e ressurreição. Ambas não são eventos passados, obsoletos; ainda são frescas hoje. Visto que temos tal Salvador redentor novo, deveríamos recebê-Lo e vir a Deus por meio Dele a fim de receber perdão e bênção.
Apocalipse 5 registra como João viu o Senhor Jesus Cristo no céu. Ele disse: "Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto" (v. 6). Esse é um quadro do futuro. Quando João viu o Senhor no céu, haviam decorrido muitos anos desde o Gólgota. Contudo, o Senhor era como Aquele que acabara de ser morto. As palavras "tendo sido morto" podem também ser traduzidas por "tendo sido recentemente morto". No céu, no momento de introduzir a eternidade, o Senhor ainda será o que foi morto recentemente! Oh! o eterno frescor da cruz! Verdadeiramente a cruz atravessa todas as eras e continua cheia de frescor! Se a cruz será cheia de frescor no céu naquele dia, como podemos considerá-la velha hoje? Futuramente, quando a glória celestial irromper, a glória da cruz provará ser imarcescível! Quando os redimidos de Deus ascenderem ao céu, encontrarão a redenção da cruz tão fresca quanto antes!
Há um ponto que merece nossa atenção. No Antigo Testamento Cristo é chamado de Cordeiro duas vezes (Is 53:7; Jr 11:19). Nos Evangelhos e Atos Ele é mencionado como o Cordeiro três vezes (Jo 1:29, 36; At 8:32). Nas Epístolas Ele é mencionado como o Cordeiro uma vez (1 Pe 1:19). Entretanto, em Apocalipse Ele é citado como o Cordeiro vinte e oito vezes! A glória da cruz do Senhor excederá em fulgor por todas as eras! Deus propositadamente chamou a Seu Filho de Cordeiro nesse livro da eternidade. O Cordeiro aqui é visto como tendo sido recentemente morto. A ferida ainda está ali! A eterna ferida garante a eterna salvação. A crucificação do Cordeiro torna-se o nosso memorial eterno. Deus jamais pode esquecer-se disso. Os anjos nunca podem esquecer-se disso e os ascendidos e salvos nunca podem esquecer-se da redenção da cruz. Quem receberá essa salvação eterna? A cruz é o único lugar inabalável. Todos os que pecaram deveriam vir.

Um comentário:

  1. Ao me cientificar que aceitei Jesus falando com Ele em Barcelona, na Catalunya, Espanha, através do corpo de um holandês, pouco mais novo ou mais velho que eu, vim a compreender que Ele jamais me deixou e isso me dá dores, mas não temores.
    Ele me dá vida, me ensina, me segue e me vê. Eu não O mereço.
    A consciência disso é meu guia. Rezo, todas as noites e só não O chamo tanto, para não Lhe ocupar demais comigo. Afinal, de meus atos Ele espera a boa vontade, o amor, o carinho, a certeza de que a vida é divina e generosa. Ele não quer, nunca quis, palavras. Jesus era calado, a julgar pelo todo que d'Ele li.
    A cruz é a encruzilhada. Apenas um sinal, não um ato a ser repetido entre os irmãos.
    O Evangelho é a nova interpretação da vida.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.