quarta-feira, 29 de abril de 2009

A CRUZ - O TEMPO DA CRUZ (parte final)


O MEMORIAL DA CRUZO próprio Deus sabe do valor eterno da cruz de Seu Filho. Ele manifestou a todos o eterno frescor da cruz de Seu Filho. Agora Ele deseja ganhar os redimidos para que também conheçam esse fato. A percepção do frescor eterno da cruz traz poder. A percepção do frescor eterno da cruz traz amor. A percepção do frescor eterno da cruz traz vitória. A percepção do frescor eterno da cruz traz longanimidade. Se verdadeiramente conhecermos o frescor da cruz, que inspiração receberemos dela! Que motivação obteremos dela! Se a cruz não está velha no nosso coração, certamente teremos uma comunhão íntima com o nosso Senhor. Se um crente se esqueceu da cruz, isso indica que se esqueceu do Senhor.

O Senhor pretende que a Sua cruz seja eternamente fresca em nosso espírito e em nossa mente. Essa é a razão de Ele nos dizer: "Fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim" (1 Co 11:25). As palavras "todas as vezes" significam "sempre". O motivo de o Senhor estabelecer a Sua ceia é que os Seus santos lembrem-se sempre Dele em Sua morte. Ele anteviu que muitos considerariam Sua cruz obsoleta. Por isso Ele encarregou Seus discípulos de sempre lembrar Sua morte na ceia do Senhor. Ele sabia que os afazeres seculares, distrações e tentações viriam e secretamente roubariam de nós o frescor da cruz. E é por isso que Ele encarregou-nos de tomar a ceia com freqüência e de nos lembrar Dele. Como era fresca a cruz para nós assim que cremos! Mas, após muitos dias, a cruz parece ter-se tornado nebulosa. Quando pela primeira vez percebemos a vitória da cruz, quão fresca ela era para . nós! Todavia, pela freqüente menção da sua glória, a cruz parece ter-se tornado comum. Entretanto, o Senhor não nos quer ver perder o frescor da cruz. Ele deseja que nos lembremos dela freqüentemente e que sempre tenhamos a morte do Senhor diante de nós.
É lamentável que tenhamos perdido a inspiração da cruz do Senhor Jesus. A crucificação do Senhor deveria estar exposta ante nossos olhos todo o tempo (Gl 3:1). Nunca devemos considerar a cruz do Senhor como simples monumento histórico.
O livro de Gálatas é uma epístola a respeito da cruz. Quando ela foi exposta diante dos gálatas, quão livres eles ficaram! Ao tentar receber o Espírito Santo guardando a lei ou ser aperfeiçoados pela obra da carne, eles perderam o frescor da cruz. Pode-se dizer qual a condição espiritual de um santo simplesmente pela sua atitude em relação à cruz. Se ele a considera algo velho, isso mostra que ele está afastado da fonte do seu poder.

A CRUZ E A ESPIRITUALIDADE
Quais os benefícios de se conhecer o frescor da cruz? São inumeráveis. Sabemos que qualquer coisa nova facilmente impressiona os homens. Se alguma coisa ocorreu há muito tempo, ela não tem o poder de comovê-los. Se tivermos a cruz do Senhor exposta diante de nós, todos os dias, quanto seremos motivados por ela! José nos tempos antigos somente desejava ser um discípulo de Cristo secretamente. Nicodemos só ousou ir ver o Senhor à noite. Mas quando ambos viram a crucificação do Senhor, foram motivados fortemente. Como resultado, eles arriscaram ofender a multidão e pediram o corpo do Senhor para O sepultar. A cruz pode fazer dos mais medrosos dos homens, os mais corajosos. Quando viram Jesus na cruz e como sofria e era repreendido pelos homens, o amor da cruz os inspirou e os motivou. Portanto, se tivermos a morte de Cristo diante de nós todo o tempo, seremos motivados da mesma maneira que eles o foram. A cruz, então, tornar-se-á a nossa força.
"Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?" (Rm 6:1). Deveríamos ser capazes de responder a essa pergunta. Se verdadeiramente virmos a cruz do Senhor a todo o momento, se virmos como Ele sofreu ali, se virmos os ferimentos em Suas mãos e pés, e a coroa de espinhos sobre a Sua cabeça, se virmos como o Seu amor e sangue se misturaram e se virmos Seus sofrimentos e tristeza, acaso não seremos profundamente motivados e não cessaremos de fazer coisas que não O agradam ou que Lhe causem sofrimento? É por nos faltar o eterno frescor da revelação da cruz diante de nós que desprezamos o amor do Senhor.
Se a cruz na qual o Senhor morreu por nós for eternamente cheia de frescor, a nossa crucificação com Ele também se tornará imutável. Se tivermos revelação fresca da cruz dia após dia, acrescentaremos a nós mesmos muitas experiências frescas de fé em nosso morrer juntamente com Ele. É devido ao fato de não vermos uma cruz diária que temos muitas experiências do pecado ressuscitando em nós. Se virmos o eterno frescor da cruz e a sua natureza sempre imutável, a nossa morte para o pecado também será imutável. Muitos filhos de Deus fracassam por não perceber que a morte na cruz não é simplesmente algo que ocorreu uma vez por todas, mas algo que está continuamente conosco, todo o tempo.
Sabemos que muitas vezes caímos inconscientemente. Graças a Deus Pai que não nos rejeita por isso. A Bíblia diz que "o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1:7). Ele não nos purificou apenas uma vez. O sangue de Seu Filho ainda nos purifica continuamente. A palavra "purifica" no original tem o sentido de ação contínua. Essa é a incessante obra da cruz. Quão maravilhoso é que Deus nos tenha preparado tal salvação! Se tropeçarmos sem querer e viermos a Ele e confessarmos os pecados, Ele nos perdoará e o sangue de Seu Filho nos purificará de todo pecado. Que frescor eterno há na cruz!
A SALVAÇÃO ETERNASe percebermos isso, vamos exclamar com altos louvores a Deus Pai. Lamentavelmente, muitas pessoas não sabem que são salvas para sempre. Somos não salvos ou somos salvos para sempre. Se realmente aceitamos uma vez o sacrifício do Senhor pelo pecado e se uma vez cremos de fato no valor da Sua cruz, ela falará por nós eternamente. "Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar" (Lv 6:9). O holocausto é um tipo de Cristo e o altar é um tipo da cruz. A noite é um tipo da presente era sem Cristo. É a mesma noite de Romanos 13:12. Uma vez que o Sol da justiça (o Senhor Jesus) partiu deste mundo, este tornou-se a noite. Continuará sendo a noite até que Ele venha novamente. O holocausto estará queimando até o romper do dia! Na presente era, o valor da redenção do Senhor está continuamente suplicando por nós! A noite, os israelitas poderiam estar no acampamento ainda a murmurar, mas o holocausto sobre o altar continuamente intercedia por eles! Deveríamos perceber que, de semelhante modo, o sangue intercede por nós. Uma vez que tenhamos aceitado a cruz, ela fala por nós eternamente! Isso é a salvação eterna.
No futuro, quando virmos a cruz no céu, ela não terá envelhecido através das eras. Por isso, a salvação que temos recebido não se tornará mero monumento através do tempo. A eternidade não será uma vida monótona e sem gosto; ela pode ser longa, mas não tirará a glória da cruz. Na eternidade, veremos Deus desvendar a glória da cruz a nós, pouco a pouco.
"Senhor, ensina-nos o eterno frescor da cruz!" Por que razão as hostes celestiais louvam ao Senhor? "Digno é o Cordeiro que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e Sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (Ap 5:12). Naquele dia, também louvaremos ao Senhor para sempre por causa da Sua cruz. A cruz é o tema da Bíblia, hoje, na terra. Ela será a causa do louvor na glória, no futuro.
Irmãos! quão fresca é a cruz! Ela não conhece o significado do tempo; não sabe o que é velhice. Que sejamos constantemente motivados por ela! Oh! que possamos perder-nos na cruz, todos os dias da nossa vida! Oh! que ela não perca seu poder sobre nós um dia sequer! Oh! que permitamos que ela faça uma obra mais profunda em nós cada dia! Possa o Pai abrir-nos os olhos a fim de vermos o mistério oculto na cruz de Seu Filho. "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo" (Gl 6:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.