terça-feira, 21 de julho de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 4ª PARTE


Deus tem sete Espíritos?
Há um Espírito (Ef 4.4)
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamado em só ato de esperança da vossa vocação”. Aqui esta a base da doutrina da unidade do Espírito Santo; Ele é uma pessoa distinta com personalidade toda especial, é verdade que Ele é chamado de “Espírito de Deus” e “Espírito de Cristo”, bem como “Espírito Santo”, mas é uma pessoa só que desempenha diversos ministérios. (1 Co 12.4-6).


• Há sete Espíritos.
Certos da unidade do Espírito Santo; examinaremos Apocalipse 1.4; 4.5 e 5.6: “João, as sete Igrejas que se encontram na Ásia: Graça e Paz a vós outros e da parte daquele que é que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono”, “do trono saem relâmpagos vozes e trovões e, diante do trono ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus”, “E olhei, então vi no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciões, de pé um Cordeiro, como tendo sido morto, Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda terra”. São textos que constituem uma referencia aos sete Espíritos de Deus, e não existe nenhuma contradição entre este fato e Efésios 4.4. A unidade do Espírito se manifesta de sete formas diferentes, pós nosso Deus é supremo, único e trino, mas mesmo assim a Bíblia afirma haver três pessoas distintas na Trindade. Da mesma forma, o Espírito Santo é uma unidade, mas possui sete expressões de sua manifestação entre os homens. Da mesma maneira que o candelabro do tabernáculo no deserto foi feito de uma só peça de ouro, porem possuía sete hastes e sete lâmpadas (Ex 25.31-37), assim também é o Espírito Santo é um só, mas resplandece no mundo de sete maneiras diferentes.

 O Espírito da Graça“... ao Espírito da Graça” (Hb 10.29), é assim que o escritor aos Hebreus se referia ao Espírito Santo, o Evangelho de Cristo é o Evangelho da Graça de Deus, “Porque pela graça sois salvo, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). A graça é favor imerecido, e o Espírito Santo se nega a barganhar e recusa pagamento por seus serviços, não há limites naquilo que Ele fará em nosso beneficio. Ele é realmente o “Espírito da Graça”.

 O Espírito de Vida
Especialmente como Espírito de Cristo, Ele opera na vida dos crentes com o Espírito de Vida (Rm 8.2), em Genesis 1.2 esta escrito: “E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”, transformando o que estava sem forma e vazio, transmitindo vida na criação, da mesma maneira Ele agora transmite vida a nova criação (2 Co 5.17), como Espírito de Vida Ele nos livra da lei do pecado e da morte (Rm 8.2). Ele é o rio de água divina que percorre o nosso ser (Jo 7.38).
• O Espírito de Vida em nossos corpos.
Esta nova vida não se aplica somente a nossa natureza espiritual, ela também penetra o nosso corpo físico avivando-o plenamente (Rm 8.11). A cura divina é um dom de Deus (1 Co 12.9), ha saúde por meio do Espírito Santo (2 Co 4.10-11).
Há momentos que se manifesta poder sobre-humano, o evangelista Felipe foi arrebatado (At 8.29-40). O Espírito Santo não terá desempenhado seu ministério plenamente até que tenhamos bebido da fonte da água da vida, tanto para o nosso corpo como para nossa alma (Ap 22.17).

 O Espírito de Adoção
Com muito significado Paulo chama ao Espírito Santo “Espírito de Adoção” (Rm 8.15), é obra de o Espírito Santo transformar em herdeiros de Deus aqueles que outrora eram filhos de satanás, é Ele quem nos convence de nossa transformação em filhos de Deus (Jo 1.12).

 Espírito de Santidade
Alem de possuir nome de “santo”, o Espírito Santo é especificamente chamado o “Espírito de Santidade” (Rm 1.4).
Isaias 4.4 declara que Ele é “o Espírito de justiça” e “o Espírito purificador”. O Espírito de Santidade, como o Espírito de Justiça, descobre e condena tudo que esteja errado, e, como Espírito Purificador, limpa totalmente. Através da Palavra de Deus, procura limpar a Igreja mediante a lavagem de água divina (Ef 5.26), esta cheio do Espírito Santo significa, deixar que o Espírito descubra, condene e destrua todas as impurezas do nosso espírito e natureza (1 Ts 5.23).
• A Santidade é um Espírito
Não é simplesmente um ‘estado de espírito’ ou ‘de graça’. “No processo de santificação há uma pessoa divina o ‘Espírito de Santidade”, ou seja, como a arvore é sustentada pela seiva que circula por seu tronco, ramos e folhas, podendo ate mesmo morrer se essa seiva deixar de circular, assim mesmo, se o Espírito de santidade não agir nesse processo, toda santidade não passará de uma aparência externa e superficial. Cristo também tornou-se santificação (1 Co 1.30), então concluímos, a verdadeira santidade é a presença do Espírito Santo na vida do crente.

 Espírito de Suplicas“... Espírito de graça e de suplicas...”, é assim que é chamado o Espírito Santo em Zacarias 12.10, aprendemos em Romanos 8.26-27 que o Espírito Santo nos assiste em nossas fraquezas, e intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Mas em 1 Co 14.2, Paulo diz que, aquele que fala em línguas não fala a homens, mas a Deus, assim o dom de línguas é designado como sendo o ministério de oração do Espírito Santo, mediante o dom de línguas ou inspiração do entendimento humano, Ele se mostra Espírito de suplica, quantos milagres Deus poderia realizar em seu santo nome se os crentes cheios do Espírito Santo se dedicassem ao ministério de intercessão, permitindo que o próprio Espírito de suplicas orasse através deles conforme sua vontade (vontade de Deus).

 Espírito da Verdade
Na profecia de Isaias 11.2-3, o Espírito do Senhor é chamado de: “O Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”. O Espírito da verdade, o único dos sete Espíritos de Deus que manifesta tal desdobramento. Vemos a importância desta fase de atividade do Espírito Santo, Cristo instruiu seus discípulos a respeito da vinda do Consolador, enfatizando a obra e ministério do Consolador no ensino da todas as coisas (Jo 14.26; 16.13), Ele foi chamado por Cristo de Espírito da Verdade, e declarou que Ele daria testemunho de Jesus (Jo 15.26), já que Jesus é a verdade (Jo 14.6), ainda ensinou que o Espírito Santo os guiaria a toda a verdade (Jo 16.13).
• Ensino, Obra do Espírito Santo
Em 1 Co 12.28, Rm 12.7 e Ef 4.11, aprendemos que o ensino é manifestação e dom do Espírito Santo. Esse é o ponto critico deste ministério especifico do Espírito Santo por toda a Bíblia. Veja o que diz o profeta “O meu povo esta sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Os 4.6). Deus nos providenciou um guia, que nos levará pela mão e nos conduzirá a um perfeito conhecimento da vontade de Deus.

 Espírito de Glória
Os crentes sempre sofreram e sempre sofrerão, este mundo não é seu lar, porem temos uma promessa maravilhosa “Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito de Glória e de Deus” (1 Pe 4.14), “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória que a de ser revelada em nós” (Rm 8.18), através das feridas sofridas no nosso corpo e espírito, o Espírito de Glória, transmite-nos a glória de Deus. Era esse o Espírito que repousou sobre Estevão ao ser apedrejado (At 7.55), Estevão foi glorificado, pois Jesus ficou em pé para recebê-lo (At 7.56) e Cristo foi glorificado pela fidelidade de Estevão.

Estudaremos no proximo capitulo mais detalhadamente sobre o ministério do Espírito Santo.
Graça e Paz.

Click no Link - 5ª Parte

3 comentários:

  1. O meu comentário é totalmente irrelevante comparado a este texto explicativo a cima; Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Paz de Cristo meu querido Rodrigao.
    Seu coração é sábio, por isso o Espírito Santo tem facilidade de instruí-lo em sabedoria.

    Atenciosamente.
    Ministério Chamas do Avivamento.

    ResponderExcluir
  3. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. .

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ.

    (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.