quarta-feira, 29 de julho de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 5ª PARTE


V
O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO

O Espírito Santo é mencionado cerca de 80 vezes no Antigo Testamento, 33 das 80 referencias se encontram no Pentateuco; quatorze em Isaias; doze em Ezequiel; sete em Juízes; sete em 1 Samuel e sete nos Salmos, apenas 16 dos 39 livros do Antigo Testamento não fazem referencia ao Espírito Santo.

 O Espírito Santo na Criação
A primeira referencia ao Espírito Santo é encontrada logo no primeiro capitulo da Bíblia “No principio criou Deus os céus e a terra”. A palavra Deus (ELOHIM) no hebraico esta no plural, dando a entender a ação em conjunto da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), porem é no versículo dois que aparece claramente a pessoa do Espírito Santo “e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” a Bíblia nos mostra o Espírito Santo sobre a massa informe, a palavra empregada aqui é bem interessante, descreve uma galinha chocando ovos, a palavra “pairava” significa um movimento suave, como o de uma pomba sobre o seu ninho, comunicando calor vital aos seus ovos... Sem Ele não haveria vida, tudo seria um caos. Ele comunicou uma virtude vivificadora. O mesmo Espírito que deu vida a um universo inanimado, no principio dos tempos, é aquele que também da vida a “nova criação”. Ele é o Espírito de Vida.

 O Espírito Santo antes do Dilúvio
Nos capítulos 4 e 5 de Genesis, podemos ver que a maldade dominava o mundo de então, havia abundancia de homicídio, violência e um espírito de rebelião contra Deus (Gn 6). Todavia, o Espírito Santo estava lutando contra aquela iniqüidade, mas nesta época só Noé e sua família continuavam fieis a Deus. O Espírito Santo continuou agindo nos corações durante cerca de 120 anos, então Deus pronunciou uma sentença severa – O Dilúvio

 O Agir do Espírito Santo
O Espírito Santo agia de forma especial sobre a vida de alguns indivíduos capacitando-os para realizarem proezas ou funções. Vejamos:
• José – Gn 41.38 ; At 7.9-10
• Bazalel – Ex 31.1-6 ; 35.30-35
• Moises – Nm 11.17
• 70 Anciões – Nm 11.25
• Josué – Nm 27.18 ; Dt 34.9
• Otniel – Jz 3.10
• Gideão – Jz 6.34
• Jefté – Jz 11.29
• Sansão – Jz 13.25 ; 14.6 ; 15.14

 Saul e Davi.
Israel pediu a Deus um rei, após um longo período de julgamento através dos Juízes, Deus lhes deu Saul, filho de Quis, e Deus deu a Saul a capacidade para cumprir sua missão (1 Sm 10.6-10 ; 11.6 ; 19.23), Davi sucessor de Saul, recebeu também o Espírito do Senhor com uma Unção para o trono (1 Sm 16.13).

 Os Profetas
No inicio de seu reinado Saul recebeu o Espírito Santo e após recebê-lo começou a profetizar com um bando de profetas (1 Sm 10.10-11 ; 19.20-24 ), durante toda a historia de Israel Deus levantou profetas (de Isaias a Malaquias) que falavam sob a unção do Espírito Santo (1 Pe 1.10 ; Ne 9.30 ; 2 Pe 1.21). No livro de Zacarias 4.6, fica claro o ministério do Espírito Santo em todas as situações da vida humana.

 A promessa do Derramamento do Espírito Santo
“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão sonhos” (Jl 2.28), assim foi profetizado o futuro derramamento do Espírito Santo, estendendo o privilegio de poucas, para todos, judeus e gentios, velhos e jovens, homens e mulheres. No livro de Atos 2.16, Pedro declara que havia sido cumprida a promessa de Joel, porem gostaria de apresentar algo muito interessante na declaração de Pedro: “... que ‘de’ meu Espírito derramarei...” (At 2.17), enquanto que Joel falou: “... derramarei ‘o’ meu Espírito..”(Jl 2.28), deixando entender que haverá um derramamento ainda maior sobre a terra bem mais próximo do arrebatamento da Igreja.

No proximo capitulo estudaremos o Espírito Santo e a Palavra de Deus.

Click no Link - 6ª Parte

Um comentário:

  1. Agradeço por ter acessado minha pagina e se tornado seguidor. Muito bom seus estudos, Deus continue lhe usando.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.