quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 8ª PARTE


X
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


Esta experiência é descrita de varias maneiras na sagrada Escritura:
“... sereis batizados com Espírito Santo” (At 1.5), “e todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2.4), “... e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38), “... caiu o Espírito Santo sobre todos” (At 10.44), “... nos ungiu...nos selou...nos deu o penhor do Espírito Santo” (2 Co 1.21-22), sete termos distintos usados em relação ao batismo com Espírito Santo.


 A Figura do Batismo
Em Lucas 3.16, João Batista diz que batiza com água, e que Cristo batizaria com Espírito Santo e com fogo. Quando alguém é batizado nas águas é submergido totalmente constituindo assim uma entrega total da parte do candidato ao batismo, ao surgir da água, ele vem totalmente molhado, está literalmente cheio do elemento em que acaba de ser batizado, entrou enxuto e saiu molhado.
E como ao ato de recebimento do Espírito Santo nós chamamos de batismo, Jesus aparece como ministro, somos submersos por Ele no grande elemento espiritual que é a pessoa do Espírito Santo, este batismo só é completo quando nosso espírito é emendado e saturado pelo Espírito Santo.

 Cheios do Espírito Santo
“E todos foram cheios do Espírito Santo” (At 2.4). Isto representa não somente o batismo, mas uma condição. Pedro estava cheio do Espírito Santo perante o sinédrio (At 4.8), os diáconos eram homens cheios do Espírito Santo (At 6.3), Estevão estava cheio do Espírito Santo (At 7.55), Paulo ficou cheio do Espírito Santo e permaneceu em todo o seu ministério (At 13.9).


XI
SIMBOLOS QUE DESCREVEM O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO


 UNÇÃO
2 Co 1.21 ; 1 Jo 2.27 e At 10.38, tais passagens chama ao batismo com Espírito Santo de UNÇÃO, segundo entendemos pelos relatos bíblicos a unção era a representação a consagração a um oficio ou ministério santo.
Arão e seus filhos foram ungidos ao sacerdócio (Ex 30.30; Lv 8.12), o primeiro rei de Israel foi ungido com óleo sagrado (1 Sm 16.13), Elizeu foi ungido (1 Rs 19.16), vemos através deste exemplos que profetas, sacerdotes e reis eram ungidos e consagrados aos seus respectivos ministérios.
• Jesus Ungido
Foi o próprio Cristo que nos declarou esta verdade “O Espírito do Senhor Jeová esta sobre mim, pelo que me ungiu” (Lc 4.18), esta mesma unção derramada sobre a igreja é “como óleo precioso sobre a cabeça...” (Sl 133.2).

 SELO
“E não entristeçais o Espírito de Deus... no qual fostes selados... “(Ef 4.30), para que serve o selo? Para assegurar autenticidade e certificar, fomos selados com o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13)

 VENTO
O vento é poderoso, invisível e purificador, Jesus disse a Nicodemos “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai, assim é todo que é nascido do Espírito” (Jo 3.8). Interessante compreendermos que Deus soprou sobre Adão, e este passou a ser alma vivente (Gn 2.7), Cristo soprou sobre os seus discípulos e lhes disse: “Recebei Espírito” (Jo 20.22), no dia de Pentecoste “veio do céu um som como de um vento” (At 2.2). Mas o que é o vento? É o ar em movimento. Então o Espírito Santo como vento, Ele é um Espírito de movimento, pois desde o principio já se mostrou assim (Gn 1.2), onde o Espírito se moveu nos patriarcas, nos profetas, em Jesus, nos discípulos na igreja primitiva, na vida de Martinho Lútero, Daniel Berg e Gunnar Vingre e na igreja do nosso século.

 ÁGUA
Quando se fala do Espírito Santo como água, falamos de muita água: “Porque derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra seca, derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha benção sobre os teus descendentes” (Isaias 44.3).
Evangelizando a samaritana, Jesus utilizou a figura da água (Jo 4.14), em João 7.38 Jesus chama ao Espírito Santo “rios de água viva” como o rio fala de profundezas, assim o Espírito nos leva as profundezas de Deus: “As coisas que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram... mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito: porque o Espírito a todas as coisas perscruta” (1 Co 2.9-10)

 CHUVA E ORVALHO
“Seja Ele como chuva que desce sobre a campina ceifada, como aguaceiro que regam a terra” (Sl 72.6), Oseías 6.3 chama-o de “chuva serôdia”, em Oseías 14.5 chama-o de “orvalho”.

 POMBA
“Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba vindo sobre Ele” (Mt 3.16), a pomba é a ave que mais aparece na Bíblia devido as suas qualidades que simbolizam perfeitamente o Espírito Santo, vejamos:
• A pomba fala de paz – Mt 3.16
• A pomba fala de simplicidade – Mt 10.16
• A pomba fala de pureza – Mt 5.8
• A pomba fala de sensibilidade – Lc 2.24
Assim como a pomba é símbolo de paz, o Espírito Santo é agente de Deus para trazer a paz aos corações humanos.

 FOGO
Nos quarenta anos de peregrinação no deserto os israelitas foram acompanhados por uma coluna de fogo (Ex 13.22). João Batista declarou: “Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11), no pentecoste as línguas eram como que de fogo (At 2.3), o próprio Deus é fogo consumidor (Hb 12.29), pois bem, apresentaremos sete funções do Espírito Santo como fogo.
• O fogo purifica – Mt 3.11
• O fogo aquece – Lc 22.55 ; Is 44.16
• O fogo derrete a cera – Sl 68.2
• O fogo ilumina – Sl 78.14
• O fogo quebra – Jz 16.9
• O fogo prova – 1 Pe 1.7
• O fogo limpa – Nm 31.23

 Veja agora seis funções do fogo na Bíblia
• O fogo é sinal de proteção – Ex 13.21
• O fogo esta relacionado a glória de Deus – Zc 2.5
• O fogo fala de aprovação divina – Lv 9.24
• O fogo esta relacionado com a Palavra de Deus – Jr 20.9
• O fogo é símbolo da presença Divina – Ex 3.2 ; At 2.3
• O fogo fala do juízo de Deus – Mt 3.10

Click no Link - 9ª Parte

Um comentário:

  1. é meu nome: wescley e peço oraço a vcs q p/ q deus possa aviva o meu coraçao com as chaçmas de fogo e amor

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.