sábado, 14 de novembro de 2009

PARACLETOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO - 10ª PARTE


XIV
O BATISMO É PARA TODO O CRENTE

“Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe: isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar” (At 2.39), vemos que todo crente em qualquer lugar ou tempo tem direito a essa promessa.

 Os santos do Antigo Testamento foram cheios, nós também seremos.
Já falamos sobre José, Moises, Josué, os setentas anciões, Gideão, Zacarias, Izabel e Simeão, todos cheios do Espírito Santo, todos viveram sob a lei, José morreu aproximadamente 1600 anos antes do Pentecoste, e foi homem cheio do Espírito Santo,o que falar de nós que vivemos na mesma dispensação da graça, não deveríamos receber a mesma unção espiritual? Pois para Deus não há acepção de pessoas (Rm 2.11).


 A promessa abrange a todos.
Isaias, Jeremias, Ezequiel e Joel, profetizaram o futuro derramamento do Espírito Santo, e nos mostram que seria derramado sobre toda carne, filhos e filhas, velhos, jovens, servos, servas, judeus, gentios, sobre nós.

 A era cristã e o batismo com Espírito Santo.
O Espírito Santo esta profundamente relacionado com a era cristã, ou Dispensação da Graça. É o método usado por Deus através do qual o Espírito Santo possui o homem, controlando-os e operando através deles,ainda vivemos na Dispensação da Graça, o Espírito Santo não foi tirado, e Deus não mudou seus planos,as promessas de Deus são fieis e imutáveis,como a própria Bíblia nos afirma, então recebamos essa grande benção.


XV
BATISMO COM ESPÍRITO SANTO – COMO RECEBÊ-LO?

“... que o mundo não pode receber...” (Jo 14.17), com essa declaração respondemos a pergunta: Como recebê-lo? Devemos primeiro ser crentes; O Espírito Santo não pode entrar em uma alma suja, uma alma que não esteja totalmente entregue a Ele (Mc 8.34), devemos nascer de novo (Jo 3.3), primeiro se aplica o sangue, depois o óleo, primeiro a salvação confirmada pelo Espírito Santo (Rm 8.16).
 Devemos Obedecer
“... O Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem” ( At 5.32), aqui surge a possibilidade de impedimento, pois se houver qualquer sinal de rebelião no coração do crente ele terá que prestar conta com Deus, e só assim poderá receber o batismo com Espírito Santo, no momento que lhe obedecemos o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1 Jo 1.7). 1 Corintios 15.6 nos diz que Jesus foi visto por 500 crentes, que com certeza receberam orientações de permanecerem em Jerusalém até receberem o batismo com Espírito Santo, mas apenas 120 obedeceram e receberam a promessa do Pai, não é de estranhar porque muitos hoje nos nossos dias não recebem o batismo, pois não querem obedecer a ordem de esperar até receberem a benção.

 Devemos pedir
“... quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem” (Lc 11.13), Deus é bom e generoso, Ele pode dá o Espírito Santo a todos que lhe pedirem, somente aos que lhe pedirem: “nada tendes, porque não pedis” (Tg 4.2).

 Devemos Crer
“... a fim de que recebesse-mos pela fé o Espírito Santo” (Gl 3.14), “Isso ele disse com respeito ao Espírito, que haviam de receber os que nele crescem...” (Jo 7.39), “... porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

 Elementos da Fé
É a dependência total de Deus, sem um mínimo de dependência humana, nem em nós nem nos outros, é confiarmos no conhecimento de que só Deus tem aquilo que precisamos e desejamos e que ele nos dará.

 A fé se regozija
A fé não é simples esperança, a fé espera algo, tem objetivo a ser alcançada, a fé espera com alegria (Sl 40.16).

 A fé recebe – (Hb 11.1-2)
Deus não rejeita os que vão ate ele (Jo 6.37), Ele nos chamou e também nos capacitará (1 Ts 5.23-24).
• Oração e Louvor
Todos os discípulos permaneceram em oração (Lc 24.53), veja: Eles obedeceram e esperaram, pediram em oração e suplicas, eles creram e expressaram fé através de louvor e adoração. Qual foi a resposta? “todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2.4).

No proximo capitulo falaremos sobre os Dons do Espírito Santo.
Abraço Fraternal.

Click no Link - 11ª Parte

Um comentário:

  1. Graça e Paz!
    Glória a Deus por esta Palavra. O Espírito Santo é nosso Ajudador, Ele é quem nos capacita e nos guia em toda boa obra.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, é muito importante saber-mos o que você pensa sobre nossos artigos.